2
out

10 plantas para cultivar em apartamento

plantas ideiais para dentro de casa

O cultivo de plantas dentro de apartamentos é uma tarefa muito difícil, mas saiba que não é impossível…  seja em vasos, ou em jardins verticais, a escolha da planta ideal, que se adapte ao ambiente com pouca iluminação e ventilação natural, é o primeiro passo para iniciar o seu jardim “indoor”.

Por isso, o Ideias e Reformas trás hoje para vocês, 10 dicas de plantas ideais para ambientes internos. Pegue suas ferramentas de jardinagem e mãos à obra…

01 – Palmeira Ráfia

A primeira da nossa lista é uma planta originária da China. Muito utilizada em escritórios (aceita muito bem ambientes com ar condicionado), essa planta de caule fino e longo tem crescimento lento, e deve ser cultivada à meia-sombra e regada semanalmente.

planta apartamento

Ráfia (Fonte Jardim das Ideias)

02 – Lança de São Jorge

A Lança de São Jorge tem um visual bem ornamental. Com folhas cilíndricas e verticais, é uma planta muito resistente, podendo ser usada em variadas formas de plantio, desde jardins de pedras a vasos para ambientes internos. Deve ser mantida à meia-sombra, e regada a cada 15 dias sem molhar as folhas.

plantas ideiais para apartamento

Lança de São Jorge (Fonte Pinterest)

03 – Violeta

Geralmente plantada em vasos, a Violeta deve ser regada de duas a três vezes na semana, e não pode ser exposta diretamente ao sol. Uma boa opção para decoração da sua casa devido a grande variedade de cores.

flores de apartamento

Violetas (Fonte Giuliana Flores)

04 – Antúrio

Muito utilizado em vasos, o Antúrio possui flores vistosas e é um clássico da decoração. Deve ser cultivado à meia sombra, sem receber luz direta do sol. É uma planta que pede muita umidade, então deve ser regada de 3 a 4 vezes por semana.

melhores plantas para apartamento

Antúrio (Fonte Decorar com Flores)

05 – Jiboia

Essa planta tem a fama de protetora da casa. Com folhas brilhantes que podem variar do verde para o amarelo, é uma da poucas trepadeiras para ambientes internos. Deve ser regada frequentemente para manter o substrato úmido.

plantas trepadeiras

Jiboia (Fonte Mercado de Flores)

06 – Bromélia

Os tons de vermelho ou roxo contrastando com o verde das folhas, faz da Bromélia uma das queridinhas da decoração de ambientes internos. Deve ser regada a cada dois dias, limpando-se o seu centro para evitar proliferação de mosquitos.

bromelias para apartamentos

Bromélia (Fonte Cafeteplica)

07 – Areca

Essa é uma das palmeiras mais populares, pois se adapta muito bem em vasos ou jardins de inverno de ambientes internos. Pode ser exposta diretamente ao sol, mas suas folhas ficam mais vistosas quando é cultivada à meia sombra. Deve ser regada regularmente e não deve ficar em ambientes com ar-condicionado.

palmeira para apartamento

Areca (Fonte Pinterest)

08 – Lírio da Paz

Se o seu apartamento é sombreado e você deseja uma planta com flores, o Lírio da Paz é uma ótima escolha. Essa é uma das poucas espécies que florescem na sombra. Evite expor ao sol, pois as folhas podem queimar. Mantenha a terra sempre úmida.

jardim com lirio da paz

Lírio da Paz (Fonte Sabedoria Global)

09 – Mini Cacto

O Mini Cacto não precisa de muito sol ou água, diferente de outras espécies de sua família. A terra deve ser sempre checada, pois se ela estiver seca, deve ser regada para umedecê-la,  geralmente uma vez por semana. Na hora de regar, cuidado com os espinhos, pois machucam e são chatos de retirar da pele.

Composição de Mini Cactos (Fonte Pinterest)

10 – Rosa de Pedra

Essa planta consegue ser rústica e delicada ao mesmo tempo. Da família das suculentas, possui formato de flor e não necessita de muito sol. Deve ser regada a cada duas semanas, cuidando para não molhar as folhas.

decoração com suculentas

Rosa de Pedra (Fonte Hometeka)

E as dicas não param por aqui… para te inspirar ainda mais a fazer o seu próprio jardim “indoor”, segue um tutorial do canal do Youtube Manual do Mundo ensinando a fazer uma microfloreira para apartamentos. Confira no vídeo abaixo:

E ae, gostaram da matéria de hoje? Compartilhe essas ideias com seus amigos, e comente como está sendo sua experiência cultivando plantas no seu apartamento! Abraço e até semana que vem…

Victor