19
set

Arrume a mesa perfeita para receber

Você é daqueles que adora receber amigos em casa, e deseja dar um toque criativo na arrumação da sua mesa? Então esse post é pra você!

O primeiro passo é definir o estilo da recepção, pois o formato do “evento”, seja ele formal ou despojado, deve dar o tom para a escolha da decoração e das louças. O menu também pode pedir pratos, taças e talheres específicos.

Dica 01: Descreva tudo que se pretende fazer em forma de lista, assim não faltará nenhuma peça importante na hora da montagem.

Dica 02: Para receber os convidados, é de costume servir petiscos e drinks, por isso pense na decoração de mesas de apoio.

como receber amigos

Composição para os petiscos (Arquivo Fernanda Ayres Melke)

Dica 03: Para hidratar os convidados e evitar a terrível ressaca do dia seguinte, a dica é deixar sempre disponível uma água aromatizada. Posta em um bonito recipiente de vidro, acompanhado de belos copos e flores, se torna além de útil, uma bela ornamentação do seu ambiente.

vidro para agua aromatizada

Composição para água aromatizada (Arquivo Fernanda Ayres Melke)

Dica 04: A seleção das músicas também deve ser sempre pensada anteriormente, para criar um clima aconchegante para a recepção.

Como organizar os pratos, talheres e copos?

Os utensílios que compõem a mesa podem ser arrumados de diversas maneiras, variando com o estilo da recepção. Uma forma elegante e muito conhecida, é o estilo francês. Neste estilo, cada item tem o seu lugar definido, e é muito utilizado em uma recepção formal, o que sempre impressiona (e assusta algumas pessoas hahaha) pelo ar sofisticado!

como arrumar os talheres na mesa

Estilo francês (Fonte Zap)

talheres organizados corretamente

Estilo francês (Fonte Tu Organizas)

Como foi dito anteriormente, esse estilo é recomendado para uma recepção mais formal, então não se assuste! Elementos elegantes podem e devem ser utilizados para embelezar a decoração, como candelabros, marcadores de lugar, talheres diferenciados, mas fique a vontade para usar a sua criatividade!

Pensando nisso… entrevistamos uma amiga e leitora do Blog que é apaixonada por decorar e organizar a casa para receber. Nossa entrevistada é Fernanda Ayres Melke, que não trabalha com organização de festas e eventos, mas é uma entusiasta quando se trata de louças e decoração de mesas e tem um instagram contanto um pouquinho de tudo que ama, clique aqui para visitar!. Ela nos mostrou diversas opções de decorações, e nós vamos compartilhar com vocês leitores, um pouquinho das maravilhosas mesas que ela já montou em casa para seus amigos e familiares. Vamos conferir?

COZINHANDO A DOIS: Quando começou sua paixão por produção de mesas?

FERNANDA: Minha paixão começou depois que eu casei. Ganhei muitas coisas lindas de casamento e queria usar todos os meus presentes. Então cada dia arrumava a mesa de um jeito diferente. E percebi que todo mundo que ia almoçar em casa adorava comer em uma mesa arrumada. Então fui adquirindo mais e mais peças e combinações.

pratos decorados

Composição com pratos de limões (Arquivo pessoal)

pratos desenhos de flores

Composição de flores e tons de rosa (Arquivo pessoal)

COZINHANDO A DOIS: Onde você costuma comprar suas louças e objetos de decoração?

FERNANDA: Compro muito pela internet. As minhas lojas preferidas são: Theodora Home, Matisse Casa, Tânia Bulhões e Mickey Presentes. Aqui em Campo Grande gosto muito da Luxo de Casa, da Loja Casa Tua e da Erva Doce. E muranos gosto de comprar na Koch Presentes (Campo Grande) e da Paula Bassini (Compro pelo whatsapp).  E sempre trago coisas de fora também. A mala vem pesada, mas vale muito a pena, os preços lá fora são infinitamente melhores. Minhas lojas preferidas nos Estados Unidos são: Bed Bath and Beyond, Pier 1 Imports, Pottery Barn e Crate and Barrel. Mas sempre encontro muitas opções legais no Instagram e sempre muito mais barato que nas lojas.

COZINHANDO A DOIS: As produções acontecem apenas em momentos especiais, ou é um costume do dia-a-dia fazer refeições com a mesa arrumada?

FERNANDA: Todos os dias. Acostumei assim desde o início, então qualquer dia tem mesa arrumada. Se você chegar hoje lá em casa de surpresa para almoçar, a mesa vai estar colocada como se eu já estivesse esperando uma visita. Usamos quase todos os dias guardanapos de tecido. Ou guardanapos decorados combinando com a mesa. Somente prata que deixo para as ocasiões mais especiais.

Chá da tarde 01 (Arquivo Pessoal)

louça de chá estilosa

Chá da tarde 02 (Arquivo pessoal)

café da manhã na cama

Bandeja de café da manhã (Arquivo pessoal)

decoração hamburguer

“Hamburgada” para os amigos com muito estilo (Arquivo pessoal)

COZINHANDO A DOIS: Tem alguma dica para os nossos leitores de algo que não pode faltar para que uma mesa fique bem produzida?

FERNANDA: Eu amo porta guardanapo, acho que dá todo charme que você precisa. Você pode estar com uma mesa super básica, colocou um porta guardanapo bonito, já parece que a mesa está produzida sabe? Então eu acho que uma cor neutra de guardanapo de pano e porta guardanapo. Assim, mesmo se sua louça for branca, você consegue dar uma vida para sua mesa.

porta guardanapo florido

Porta guardanapo de flores (Arquivo pessoal)

enfeites de natal mesa

Porta guardanapo natalino (Arquivo pessoal)

guardanapo com flores

Porta guardanapo com vasinho de flor (Arquivo pessoal)

guardanapo florido

Porta guardanapo de flores (Arquivo pessoal)

COZINHANDO A DOIS: Pra finalizar, tem alguma louça ou combinação que é a sua queridinha para nos mostrar?

FERNANDA: Ai que difícil, na verdade tenho queridinhas do momento. Mas acho que minha preferida foi a de natal, os cachorros de natal. Eles são muito lindos! E acho que também pelo trabalho que tive para trazer, trouxe na mala de Washington, comprei na Pier 1 Imports, mas valeu a pena!!

prato decorado cachorro

Louças natalinas com cachorros (Arquivo pessoal)

Que coisa mais linda!!! <3

Você pensou que havia acabado? Esqueceu que depois do jantar tem o famoso cafezinho para as visitas? Então, aí vai mais uma inspiração da nossa querida entrevistada Fernanda, com uma composição do cantinho do café!

Composição para servir o café (Arquivo Fernanda Ayres Melke)

Seja uma recepção chique ou despojada, o mais importante é o conforto do seu convidado. As pessoas devem se sentir a vontade, curtindo e aproveitando esse momento, que com essas inspirações será lembrado com muito carinho por todos!!!

Victor