12
abr

Bodas de casamento…um tema para cada ano de união!

Começar uma vida a dois requer muitas decisões, partilhas e renuncias, mas também é tão bom poder dividir nossas alegrias, fracassos e sonhos com uma pessoa parceira para todos os momentos não é mesmo? E quando a gente encontra este certo alguém é uma alegria tão grande que sempre encontramos um motivo especial para comemorar. Por isso existem as bodas de casamentos, que são as datas especiais para relembrar o grande dia.

A expressão “boda” surgiu a partir do latim “vota”, que significa “promessa”. A boda é uma celebração típica do casamento, que faz referência a renovação dos votos matrimoniais feitos no dia do casamento. Claro que não dá pra ficar comemorando de mês em mês o aniversário de casamento com um mega evento (o bolso agradece ..rsrs), mas você pode ter bons pretextos para aquecer a relação.

As principais bodas de casamento

A maioria dos casais costumam renovar os votos, seja com uma grande festa ou um jantar mais intimista a cada 5 anos completos de casados, mas sabia que para cada aniversário de casamento existe uma boda que é associado a um material?

Quanto maior o tempo da união, mais resistente é o material. Separamos os significados das principais bodas e também disponibilizamos uma lista com o nome de todas as bodas para você Ficar Por Dentro e quem usar o tema da sua boda para aquecer a relação de um jeitinho bem especial hein!

1 ano: papel

bodas de papel

Foto: Momentos e Sentimentos

O primeiro é um período de conhecimento, descobertas e ajustes. O papel representa o início de tudo, quando literalmente os projetos saem do papel e ganham vida, além de significar a fase de escrever uma nova história, desta vez, a dois.

Muitos casais definem o primeiro ano como a validação do compromisso firmado e assinado no dia do casamento, mas pelo pouco tempo de união, ainda existe uma certa instabilidade, que é representada pela fragilidade do papel.

5 anos: madeira

A madeira é um material resistente, sólido e utilizado como estrutura em construções. As bodas de madeira representam exatamente isso: estrutura e solidificação. O casamento cria raízes e ganha força nesta etapa. Muito mais forte do que o papel, a madeira, embora resistente, pode ser consumida diante de fogo, evidenciando que a relação ainda não é completamente estável.

10 anos: estanho ou zinco

bodas de estanho ou zinco

Foto: Google Imagens

O estanho é um metal maleável, por isso representa o relacionamento maduro e harmônico alcançado aos dez anos de casamento, mas que ainda pode ser marcado pela instabilidade do casal ao lidar com as dificuldades do cotidiano. Nesta etapa, resistência e flexibilidade se tornam a base da relação.

15 anos: cristal

bodas de cristal

Foto: Uol

O cristal é caracterizado pela transparência e excelente qualidade. Significa a união marcada pela transparência, pela solidez e pela vitalidade, repleta de sentimentos claros e nobres alcançados aos 15 anos de de casamento.

20 anos: porcelana

Do mesmo modo que o casamento, as mais belas peças de porcelana passaram por um processo bastante intenso de produção para finalmente atingirem o resultado final. Foram submetidas ao calor e ao manuseio para que finalmente pudessem ganhar forma e serem admiradas. O mesmo ocorre em um casamento.

Ao longo de 20 anos, o casal passa por diversas situações, experimentando a cumplicidade, o amor e o respeito mútuo que são os sentimentos necessários aos que buscam um casamento estável e verdadeiro.

25 anos: prata

bodas de prata

Foto: Google Imagens

A famosa bodas de prata, tão esperada por muitos casais, comemora não apenas a consolidação de um casamento de 25 anos, mas também a união da família. Filhos e netos se reúnem para a renovação dos votos do casal que ainda pretende manter a integridade do casamento, o amor, o respeito além de aproveitar a companhia do parceiro.

30 anos: pérola

bodas de pérola, bodas de casamento

Foto: Google Imagens

A pérola não precisa ser lapidada pois já possui brilho próprio, ela também não risca ou estraga com facilidade. Por isso, foi escolhida para representear a sobriedade e a sinceridade do amor na vida a dois. 30 anos marcam o início de um casamento realmente estruturado.

35 anos: coral

bodas de coral

Foto: Vestida de Noiva

O coral é formado pelo acúmulo de sedimentos, ganhando forma e intensa durabilidade com o passar do tempo, assim como deve acontecer em um casamento. A cada dia, a relação vai sendo moldada, ganhando forma, força e durabilidade. Com isso, pequenos obstáculos vão sendo deixados para trás.

40 e 45 anos: esmeralda e rubi

bodas de esmeralda

Foto: Google Imagens

bodas de rubi

Foto: Google Imagens

Bodas de rubi é o nome dado para a comemoração dos 45 anos de casamento. O rubi é uma pedra preciosa vermelha, e o vermelho é popularmente conhecido como a “cor da paixão e do amor”.

Outra característica do rubi é a sua resistência, considerada uma das pedras mais duras da natureza, sendo superada apenas pelo diamante. Assim, o rubi simboliza a consolidação e a fortificação do amor do casal ao longo destes 45 anos de matrimônio.

50 anos: ouro

bodas de ouro

Foto: Intercontinental

O ouro significa a riqueza que se reflete na valorização do casamento e de uma história solidificada entre o casal e a família. De todos os metais, o ouro é o que exerce mais fascínio sobre os homens. Reúne beleza, brilho, valor, indestrutibilidade e maleabilidade. Traduz toda a nobreza do matrimônio que, na força do amor, vai se purificando mais e mais…

55 anos: ametista

bodas ametista

Foto: Google Imagens

A ametista é uma pedra relacionada à proteção e espiritualidade. Ao completar 55 anos de casamento, o momento pede ainda mais amor, carinho e respeito para a relação continuar. Outros sentimentos passam a ser ainda mais valorizados, como a paz e a harmonia na relação entre o casal.

60 anos: diamante

bodas de diamante

Foto: Arte nas jóias

Os diamantes são eternos. A pedra mais preciosa foi escolhida para representar a durabilidade e o auge da estabilidade na vida de um casal. Após 60 anos de casamento, nada é capaz de destruir a relação que foi cultivada ao longo dos anos.

De todas as bodas de casamento, as de diamante são as mais festejadas, seguidas das de ouro (50 anos), de prata (25 anos) e de estanho (10 anos).

Bodas de quê?

Se você é casado e não sabe qual a boda do seu casamento, segue um vídeo do Canal do Youtube Guia do Casório com os nomes e o significado de cada uma:

E pra fechar essa lista, uma curiosidade… você sabia que existe uma boda de comemoração de 100 anos de casamento??? São as Bodas de Jequitibá! Parece impossível de chegar até lá não? Mas para o amor, não existe o impossível! Que seja eterno enquanto durar!

Bjos da Tay