18
jul

Casamento LGBT no estádio Mineirão em BH

Casamento gay Mineirão

Para homenagear o Dia do Orgulho LGBT, o Estádio Mineirão em Belo Horizonte – MG “driblou” o preconceito em uma ação conjunta com a Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Social e Cidadania (Sedpac), e realizou no dia 28 de Junho, o primeiro casamento LGBT em um estádio de futebol brasileiro.

Ao todo, foram realizadas três cerimônias, sendo dois casais homoafetivos, um formado por dois homens e outro por duas mulheres, e um transafetivo.

A escolha dos casais

Os casais foram escolhidos após o Mineirão procurar a Sedpac para uma parceria. Através de uma publicação no Facebook da Sedpac, foram selecionadas pessoas interessadas de realizar a união legalmente. Para participar, foi necessário apresentar os documentos para realizar o casamento no cartório.

casamento gay lgbt mineirão

“No Dia Internacional do orgulho LGBT esta ação demonstra que a diversidade merece estar em todos os lugares, até mesmo nos palcos do futebol. A ação é pioneira e promove a conscientização das pessoas, para que compreendam que são justas todas as formas de amor”, declara Ludmila Ximenes, gerente de Relações Institucionais do Mineirão.

A cerimônia foi cheia de significados para os presentes.

“Eu já tive muitos amigos héteros que se casaram aqui, e nunca imaginamos que a gente poderia chegar e acontecer uma coisa dessa. Foi incrível mesmo”, contou Wagner Macedo, um dos recém-casados.

casamento lgbt estádio de futebol

Depois do evento, houve festa e o estádio foi iluminado com as cores da bandeira que simboliza a luta de gays, lésbicas, bissexuais e transexuais por igualdade de direitos.

casamento lgbt

#EraUmaVez