19
mar

Dança dos noivos, da valsa a coreografias inusitadas!

Hoje o Casei no Campo vai colocar os noivinhos pra dançar! Tem um tempo que a tradicional valsa dos noivos tem sido substituída por coreografias mais elaboradas e que ainda, ajudam a contar a história do casal. As músicas geralmente são escolhidas pelos noivos e representam um momento importante na vida deles, seja a trilha do primeiro beijo, de quando se conheceram ou até mesmo do pedido de casamento. São tantos momentos que eles buscam eternizar por meio da dança, que os convidados podem conhecer um pouco mais sobre os noivinhos.

Muitos filmes, como Dirty Dancing (1987) e Perfume de Mulher inspiraram esta tendência que chegou e ficou.

O professor de dança Ivan Souza, que tem uma academia de dança em Campo Grande-MS, conta que a partir desses filmes outras noivas começaram a pedir coreografia com ritmos que identificasse a história do casal, como por exemplo chamamé e vanerão, ritmos tradicionais da região de Mato Grosso do Sul, para que pudessem surpreender seus convidados no momento ápice noivos, que é a dança.

“A dança faz parte do protocolo. Simboliza os primeiros passos do casal, como casados, porque antes eles eram noivos.” – Ivan Souza.

Para quem pretende cair na pista, mas ainda não sabe como, veja só essas dicas do Ivan:

  • Primeiro:

– O casal precisa definir o seu estilo. Não é obrigatório que ambos tenham os mesmos gostos, pelo contrário, isso pode deixar a dança ainda mais divertida.

  • Segundo:

– Escolha as músicas. Toda história de amor tem uma ou mais trilhas musicais. Se o casal não tem A música, tentem lembrar de alguma que marcou uma viagem, um lugar, um momento, um jantar, não importa onde seja, o que vale é que ela tenha algum significado para os dois e traga boas lembranças.

  • Terceiro:

– Comprometimento. Já que vão entrar na pista, que seja para arrasar, não é mesmo? Por isso é importante que o casal leve a sério os ensaios, para que tudo saia conforme planejado e não corram o risco de fazer feio na frente dos convidados. Lembrem-se: todo mundo vai estar com celulares e câmeras fotográficas de olho em vocês.

“Casal animado é sinônimo de pista cheia. Quando um casal faz isso na entrada deles ali na pista, contagia todo mundo. Quem não gosta de ver um casal dançando? ” – Ivan Souza.

Encontramos algumas inspirações inusitadas para que você e seu par façam bonito e tenham uma festa inesquecível:

Star Wars – dançando nas estrelas

Desde o início, o jovem casal Thayssa Smanioto e Flavio Marim, já estavam decididos que não queriam a tradicional valsa. Eles queriam algo diferente, mas não sabiam o quê.

“Queríamos fazer algo que todo mundo lembre depois” – espera a noiva Thayssa.

Ensaio da dança dos noivos Thayssa e Flávio

Eis que o noivo, fã assumido de Star Wars, sugeriu à noiva a trilha deste filme clássico, para fazerem um pocket show de dança no dia do casamento. (Aliás gente, eles casaram ontem e por isso ainda não nos enviaram o vídeo!) Foi através do marido que Thayssa também passou a tomar gosto pelo filme campeão de bilheteria e não pensou duas vezes na escolha da trilha da dança. Outros dois ritmos foram acrescentados para a apresentação.

“Escolhemos também Logo eu (Jorge e Mateus), que foi a música que demos o primeiro beijo e a outra é Cheerleader (OMI) que nos lembra da nossa viagem para Punta Cana, quando eu a pedi em casamento” – relata o noivo.

O casal foi se envolvendo tanto na ideia que investiram numa produção diferenciada para a apresentação. Flávio comprou até os “sabres de luz” réplicas do Star Wars. Com certeza, renderam muitos elogios e animação!

Medley – a dança que mistura os ritmos

A dança medley ou pot-pourri é uma boa opção para casais que apresentam culturas diferentes. Como foi o caso da gaúcha Suzam e do baiano Vitor. Ela teve que se esforçar para mostrar o molejo ao som do axé, ritmo que o noivo domina. Já ele…teve que segurar o rebolado para se apresentar ou pelo menos tentar enganar, como um bom chamamezeiro. Os convidados devem ter se impressionado com a superação do casal sem contar que devem ter se divertido vendo o casal mandarem tão bem em ritmos que não estavam acostumados a dançar.

dança dos noivos tipos

Foto: Beto nascimento

dança dos noivos, casamento

Foto: Beto Nascimento

Veja a dança do casal:

Tango – para noivas decididas

Quando Ana e Tiago (Titi) decidiram se casar, a primeira decisão da noiva não foi o modelo do vestido, o buffet ou a decoração. Ela queria era fazer uma dança que impressionasse.

dança dos noivos - tango

Foto: Clara Sampaio

Ousados escolheram o tango Asi Se Baila El Tango de Veronica Verdier, que inclusive teve direito a figurino exclusivo para este momento da festa. Eles escolheram fazer o Destination Wedding, que é quando o casal escolhe um espaço diferente da sua cidade de origem para casar. Normalmente os casais escolhem cidades históricas ou praianas para criar um cenário bonito ou uma cidade que tenha a ver com a história deles, no caso da Ana e do Titi o destino foi Búzios. A festa animada foi parar também na revista Vogue.

Veja o vídeo deles:

https://vimeo.com/171455020

Achamos na web:

Inspirem-se na dança de outros casais e já vão pensando no show de vocês.

“A dança resgata o romantismo do casal, o olhar no olho, o sorriso. Resgata a autoestima, melhora o relacionamento dos dois, a cumplicidade fica muito bacana e é um condicionamento físico daqueles. Dependendo do ritmo escolhido, os noivos podem perder de 300 a 400 calorias por aula.” (Ivan Souza – professor de dança)

  • Dança com os padrinhos

  • Dança divertida

  • Para os mais tradicionais