27
set

Mesmo trabalhando no ramo de casamento, muitos dos meus amigos e familiares me perguntam sobre destinos, passagens, hotéis e tudo que envolve o planejamento de uma viagem. Esse é um hobby que eu amo de paixão e terei o maior prazer em compartilhar aqui com vocês todos esses destinos pelos quais passamos.

Hoje é dia de voar para Porto Alegre! Já conhece? A capital no Rio Grande do Sul, com quase 1,5 milhão de habitantes é a porta de entrada para a Serra Gaúcha.

{Conheça mais sobre Porto Alegre aqui: https://pt.wikipedia.org/wiki/Porto_Alegre }

Em outro post falaremos sobre a capital. Hoje já vamos subir a Serra! Isso porque as cidades na serra são pequenas, e os aeroportos possuem pista apenas para voos de aeronaves particulares.

COMO CHEGAR

As duas vezes que fomos a Serra Gaúcha, saímos de Campo Grande (MS) com conexão. A primeira vez voamos para São Paulo e depois seguimos a POA. Já na segunda vez voamos para Curitiba onde fizemos uma conexão e logo em seguida voamos para a capital gaúcha.

Para subir a serra, você terá algumas opções:

1 – Ônibus – R$42,00 (em média – por trajeto);

2 – Transfer privativo (preço a consultar);

3 – Dirigindo carro alugado;

As duas vezes, alugamos um carro. (Dica: Sempre alugue com antecedência! Os preços são bem menores!).

Os acessos até Gramado/Canela são fáceis e sinalizados. Mas existem algumas opções de rotas, são elas:

1- A rota mais rápida: BR 116 + RS 239 + RS 115

2 – A rota mais bonita: BR 116 + RS 235

Essa é a rota que recomendamos e utilizamos. Conhecida como Rota Romântica, você passará por cidades pequenas e charmosas. A estrada toda é linda e cheia de verde. Nessa rota você encontrará mais curvas, e consequentemente demorará mais para chegar, o que nesse caso não tem nenhuma importância. Curta cada momento, pois a viagem já começou!

Rota Romântica

(Dica: Não recomendamos que você chegue em Porto Alegre a noite e suba a serra logo em seguida. Neblina e a quantidade de curvas poderá deixar sua viagem um pouco tensa. Ficamos no Ibis aeroporto, e seguimos no dia seguinte pela manhã )

Como subimos próximo a hora do almoço, decidimos parar em um restaurante aleatório no caminho. Sem dar “google”, ou buscar no tripadvisor. As vezes dá certo, outras nem tanto (risos), mas não custa tentar, não é mesmo? Dessa vez, acertamos! No distrito de Nova Petrópolis, encontramos o Restaurante Roda D’Água.

Fachada do Restaurante Roda D’agua

Na mosca! Cardápio caseiro, pratos coloniais, parecíamos que estávamos em uma fazenda! Almoçados seguimos viagem até Gramado.

ONDE HOSPEDAR

Nos hospedamos em dois hotéis por lá.

(Dica: Gramado/Canela é uma das regiões do Brasil mais bem servidas de Hotéis/Pousadas com ótimo custo benefício! Busque no booking.com e reserve aquele que mais agradar.)

Hotel Alpestre

R. Leopoldo Rosenfeld, 67 – Gramado – RS

Fachada Hotel Alpestre

Localizado logo na entrada da cidade de Gramado (via Rota Romântica), o hotel Alpestre é bem familiar. Tem kids club, piscina ao ar livre e coberta, quadra de tênis e wi-fi incluso na diária. O atendimento é impecável e as suítes superiores lindas e muito bem decoradas. O café da manhã é delicioso. Super recomendamos!

Vista do Hotel Alpestre

Lareira no hall de entrada do Hotel Alpestre

Hotel Valle D’incanto

R. Júlio Hanke, 87 – Gramado – RS

Fachada Valle D’Incanto

Esse ganhou nosso coração! Não é à toa que ele foi classificado como um dos melhores hotéis do mundo de acordo com as avaliações dos hóspedes no trip advisor. O Valle D’Incanto tem perfil para receber adultos. Não recomendamos caso esteja com crianças. Desde a chegada, são tantos mimos: Café, chocolate quente, biscoitos caseiros, atendimento impecável. Apenas uma observação:  se você tiver disponibilidade financeira, fique em uma das suítes. Incrível! O café da manhã é delicioso, e ainda tivemos um sax ao vivo para começar o dia da melhor forma possível. O ambiente da lareira é um charme a parte. Veja as fotos abaixo:

Café da Manhã

Lounge externo com lareira

ONDE COMER

Esta aí uma dica da Serra Gaúcha que dificilmente dará errado, pois do restaurante mais simples ao mais refinado, o que se tem de melhor nesse lugar é a comida. Prepare o apetite e confira as dicas:

La Table D´Or Mediterranée

Rua da Carrieri, 525 – Gramado – RS

Fachada La Table D’Or

Eleito o melhor restaurante de cozinha contemporânea de Gramado-RS em 2013, O La Table D`Or oferece um cardápio com pratos muito saborosos, em um ambiente sofisticado e com atendimento impecável, desde o segurança no estacionamento, até os garçons e recepcionistas. Nosso pedido foi o menu degustação, com 07 pratos incríveis começando por um Consomé de Alho Poró ao Creme e Finas Ervas e fechando com um Crème Brulée muito bem feito. O menu degustação  e demais pratos estão disponíveis através do link: http://www.cozinhamediterranea.com.br/menu.html  (Preço $$$$)

Hall de entrada La Table D’or

Belle du Valais

Endereço: Av. das Hortênsias, 1.432 – Gramado – RS

Fachada Belle du Valais

Outra dica muito bem conceituada de Gramado é o Belle du Valais, foi eleito o melhor restaurante suíço do Brasil pelo Guia Quatro Rodas, possui uma decoração suntuosa, com flores naturais e louças de porcelana, com um ambiente muito romântico, perfeito para um jantar especial. Nosso pedido foi o fondue de carne (feito na pedra quente) acompanhado de vinho tinto, e o que mais nos chamou a atenção foi a grande variedade de acompanhamentos do fondue e também o excelente atendimento. (Preço $$$$$)

Interior Belle du Valais

Chez Lyz Blanc

Av. Osvaldo Aranha, 437 – Canela – RS

Fachada Chez Liz Blanc

Um lugar romântico e aconchegante ao mesmo tempo perfeito para jantares com amigos, para tomar um bom vinho ou espumante e bater um papo. O ponto forte do cardápio (que foi o nosso pedido) foi a sequência de fondue, começando pelo de queijo acompanhado de – pães em cubos, batatinhas, brócolis, cenoura e goiabada, passando seguido pelo de carnes – filé mignon, filé de frango, filé suíno, e finalizando com de chocolate ao leite e chocolate trufado acompanhado de frutas da estação. Não precisa falar que saímos rolando de lá.  (Preço $$$)

Interior Chez Liz Blanc

PASSEIOS

Gramado, Canela, Bento Gonçalves e demais cidades da Serra Gaúcha, possuem uma exploração turística muito bem aproveitada e organizada. As cidades por si só já são uma atração de encher os olhos, com sua arquitetura, praças e jardins. Aqui vão apenas algumas dicas de passeios que fizemos que vão desde um tour guiado pelas vinícolas de Bento Gonçalves, até uma tarde ensolarada no Lago Negro de Gramado.

Vale dos Vinhedos – Bento Gonçalves – RS

Fomos muito bem atendidos pela Vahl Turismo nesse passeio. Como é um passeio para curtir e provar vinhos o melhor a se fazer e deixar o volante na mão de quem entende do assunto. Super recomendamos. (www.vahlturismo.com.br)

Vinícola Casa Valduga – Bento Gonçalves – RS

Vinícola Torcello – Bento Gonçalves – RS

Vinícola Cave de Pedra – Bento Gonçalves – RS

Cascata do Caracol – Gramado/Canela-RS

Teleférico Parque do Caracol – Gramado/Canela – RS

Snowland – Gramado – RS

Se você tiver disponibilidade durante a semana para visitar o Snowland, será a melhor opção. Aos finais de semana ele tende a ficar bem cheio! Para que você possa esquiar uma valor adicional será cobrado. Recomendamos para quem nunca tenha esquiado em uma montanha de verdade.

Esquiando no Snowland – Gramado-RS

Lago Negro – Gramado – RS

Tarde de sol no Lago Negro – Gramado – RS

Catedral Nossa Senhora de Lourdes – Canela – RS

visite gramado

A Serra Gaúcha é um encanto de lugar, e é destino certo para um casal que quer fazer uma viagem romântica, para quem quer viajar com os filhos, ou para quem curte boa gastronomia, bons vinhos e belas paisagens. E o melhor, é um lugar pra onde sempre temos vontade de um dia retornar…

Beto e Victor