12
mar

Grace Kelly e Rainier – Um conto de fadas real

Hoje o Era Uma Vez está um pouco diferente, e conta uma história que poderia estar em qualquer livro de contos de fadas. Porém, essa história aconteceu de verdade, e marcou o mundo inteiro! Com vocês, Grace Kelly e Rainier de Mônaco!

A história de Grace Kelly

Nascida na Filadélfia, em 12 de novembro de 1929, filha de Jack Kelly e Margaret Katherine Majer, um campeão olímpico de remo e uma treinadora desportiva, respectivamente, Grace Patricia Kelly desde cedo demonstrou interesse pelas artes cênicas, tendo atuado, ainda quando criança, em várias peças escolares.

a história de grace kelly

Em 1947, graduou-se pela Stevens School. Nessa instituição, o interesse de Kelly pelas artes cênicas cresceu, o que fez com que ela mudasse para Nova Iorque para estudar teatro na Academia Americana de Artes Dramáticas. A partir de então, sua carreira de modelo e atriz começou a acontecer.

Ao longo de seus seis anos de carreira como atriz, Kelly estrelou onze filmes e recebeu indicações a diversos prêmios da indústria cinematográfica, tendo ganhado o Oscar de Melhor Atriz em 1955. Grace ganhou também uma estrela na calçada da fama de Hollywood, por sua contribuição ao cinema mundial.

Grace Kelly oscar

O dia em que recebeu o Oscar

A vida de Kelly, principalmente seus relacionamentos amorosos, foi objeto de especulações e fofocas durante toda sua vida em diversos tabloides. Grace teve vários relacionamentos amorosos enquanto esteve solteira, entre eles romances com atores com quem havia atuado, como Ray Milland e Clark Gable, por exemplo.

O início do romance

No ano de 1955, Grace Kelly conheceu Rainier Louis (príncipe herdeiro de Mônaco), após concordar em ser fotografada com ele, durante o Festival de Cannes. Nessa época ela tinha 25 anos e ele 32 e, após uma série de atrasos e complicações, eles se encontraram uma segunda vez, durante um jantar promovido pelo príncipe em sua casa real.  E foi durante esse jantar que o príncipe Rainier pediu Kelly em noivado.

grace princesa de mônaco

E foi assim que a musa do diretor Alfred Hitchcok, recém premiada com um Oscar, e uma das mais belas figuras de Hollywood e do mundo, abandonou a carreira de atriz para se casar com um dos homens mais cobiçados da época.

O casamento

Em 4 de abril de 1956, deixando o Pier 84 do Porto de Nova Iorque, Kelly, sua família, damas de honra, poodle, e mais sessenta e cinco membros de sua família partiram em direção a Mônaco.

O casamento do príncipe Rainier III com a atriz Grace Kelly  se deu em dois momentos: o primeiro, realizado em 18 de abril de 1956, foi o casamento civil e o segundo, que aconteceu em 19 de abril do mesmo ano, o religioso na Catedral de São Nicolau.

Em Mônaco, mais de vinte mil pessoas foram às ruas para saudar a futura princesa consorte. Os preparativos para o casamento foram elaborados, o Palácio de Mônaco foi pintado e decorado por toda parte. Já a decoração do altar e da igreja, com lilases brancos, lírios e hidrângeas, até hoje inspiram decoradores. A gala de celebração foi realizada na Opera House nessa noite.

O vestido

O vestido de Grace foi um dos mais lindos da história, segundo revistas da época. A combinação de um elegante corpete de renda com uma deslumbrante saia de tafetá foi feito pela figurinista de Hollywood Helen Rose.

vestido de noiva de grace kelly

vestido de noiva de grace kelly

A imprensa referiu-se ao evento como um romance de conto de fadas. Grande parte da família real afirmava que Rainier fez uma boa escolha ao casar-se com a atriz, pois atraiu uma série de turistas e atenções para o Mônaco, recuperando da crise em que se encontrava. Por outro lado, para a família Kelly esta união representava uma oportunidade de ascensão social.

vestido de noiva de grace kelly

Contrariando todas as expectativas da alta sociedade, Grace Kelly estava feliz em seu casamento e estava pronta para o título de princesa. Grace e Rainier tiveram três filhos: Carolina Margarida Grimaldi, Albert Alexandre Louis Pierre e Stéphanie Marie Elisabeth Grimaldi, nascidos respectivamente nos anos de 1957, 1958 e 1965.

família real de mônaco

Curiosidades sobre o casamento:

01 – A lua-de-mel foi a bordo de um cruzeiro pela costa da Espanha e França;

02 – Tinham mais jornalistas do que convidados no casamento real;

03 – Uma das condições impostas ao príncipe para Grace Kelly antes do casamento, era a de que ela deveria fazer testes médicos para comprovar sua fertilidade;

04 – Rainier deu um iate a Grace como presente de casamento.

Um final infeliz

Em 14 de setembro de 1982, a princesa morreu em um acidente automobilístico em Monte Carlo, Mônaco. O carro que ela dirigia saiu da estrada e caiu em um despenhadeiro, causando um derrame cerebral e, consequentemente, sua morte aos cinquenta e dois anos.

Seu funeral, ocorrido em 18 de setembro de daquele ano, contou com a presença de vários aristocratas, e foi assistido por cerca de trinta milhões de pessoas através da televisão. Pouco depois de sua morte, em sua cidade natal, foi levantado um monumento em sua homenagem, que está localizado no final do Rio Schuylkill. Grace foi sepultada na Catedral de São Nicolau, em Mônaco.

Mesmo depois de sua morte, Grace Kelly é lembrada por ter sido uma das atrizes mais bonitas e mais influentes de Hollywood, bem como uma das mulheres mais “fashion” do mundo, sendo considerada a terceira atriz hollywoodiana mais bonita de todos os tempos.