6
jun

Ingredientes ecológicos para limpar a casa

Hoje o Casei no Campo chamou o Ideias e Reformas para um desafio de Personal Organizer: usar ingredientes ecologicamente corretos para limpar a casa!

Cada produto de limpeza tradicional possui uma composição específica, mas a grande maioria tem óleos minerais, parafinas, vaselinas e polímeros plásticos, como polietileno e polipropileno, tudo derivado do poluente petróleo. Esses elementos descem pelos ralos de nossas casas, caem nas redes de esgoto e seguem para rios e mares com todo seu potencial tóxico.

E como a sustentabilidade e o cuidado com o meio ambiente está cada vez mais presente no cotidiano do brasileiro, a dica de hoje será utilizar produtos ecologicamente corretos para limpar sua casa, seu escritório, ou qualquer outro ambiente.

Limpar a casa com ingredientes “DO BEM”!

Você pode optar por ingredientes simples, como vinagre, sabão de coco e bicarbonato de sódio, todos com potencial de agressão ao meio ambiente muito inferior se comparados aos produtos de fórmula complexa.

Outro ponto positivo é que esses itens simples não carregam perfumes sintéticos, grandes causadores de alergias respiratória e de pele, explica Vinicius Rangel Campos, professor do Departamento de Química Orgânica da UFF. “Por serem voláteis, ou seja, evaporarem com certa facilidade, podem alcançar o sistema respiratório e causar algum tipo de processo irritativo, dependendo da pessoa e do tempo de exposição”, disse Vinicius ao Jornal O Globo.

Vinagre – 3 dicas pra limpar a casa

limpar a casa com vinagre

  1. Para limpar o vidro. Você vai precisar de vinagre e água. Apenas! Acrescente 2 colheres de sopa de vinagre em 2 litros de água morna. Borrife e seque com um pano.
  2. Para limpar o carpete. Aplique uma mistura com a mesma quantidade de vinagre branco e água e borrife sobre o carpete. Para remover manchas e sujeiras, coloque na mistura um pouco de bicarbonato. Borrife direto na mancha, deixe agir por dez minutos e escove novamente. Depois é só deixar secar.
  3. Para limpar o rejunte. Aplique vinagre puro com uma escovinha no rejunte do azulejo. Aguarde pelo menos duas horas para enxaguar com água.  Sai tudo!

Bicarbonato de Sódio – 2 dicas para limpeza

limpar a casa com bicarbonato

1. Remover manchas de panelas. Sempre que a receita pede que você aumente o fogo, você já pensa que isso vai deixar as panelas manchadas? Acredite, o bicarbonato pode acabar com esse impasse. Basta colocar um pouco do pó em uma esponja úmida com detergente e esfregar na área queimada. O mesmo procedimento vale para limpar as peças de inox do fogão.

2. Deixe os panos de limpeza branquinhos. Utilize também o bicarbonato para limpar as escovas e panos de limpeza que você usou nos itens acima. Deixe-as de molho em uma mistura de água e bicarbonato durante toda a noite. Enxague na manhã seguinte.

 #IdeiaseReformas

Precisando de um Personal Organizer em Campo Grande-MS

Entre em contato com o Ideias e Reformas

Arquiteto Victor Bortolini – Whatsapp (67) 99286 7797

Instagram @ideiasereformas