3
set

Saiba por que Maio deixou de ser o mês preferido das noivas

Durante muito tempo maio foi o mês queridinho dos noivos para dizer o sim e oficializar esta decisão perante a lei de Deus e a lei dos Homens. Mas você já se perguntou por que maio acabou caindo na preferência dos casais apaixonados e se tornando símbolo do mês das noivas?

Embora não haja uma explicação exata para esta pergunta existem algumas suposições que tenham estimulado os enlaces matrimoniais neste período. Olha só o que o Casei achou.

INSPIRAÇÃO GRINGA

Tudo indica que seja por causa de uma tradição importada dos países do hemisfério norte, onde maio é um mês muito importante para os costumes populares. Enquanto no Brasil, maio é outono, nestas regiões se comemora chegada das flores celebrando à primavera que por lá atinge a plenitude.  Ao longo dos séculos, esses elementos foram sendo associados à celebração do amor no casamento. De certo vem daí o uso das flores em coroas como adereço do penteado da noiva, sem falar da exuberância que elas proporcionam na decoração dos casamentos, não é mesmo? Sem falar que nesta época a temperatura por lá se eleva e proporciona um clima mais agradável.

porque maio é o mes das noivas

Foto:Diego Migotto

noivo feliz, casamento ao ar livre

Foto: fatimaleonhardt.com.br

maio mês das noivas

Foto: Google Imagens

casamento europeu, casando ao ar livre

Foto: Google

UMA QUESTÃO DE FÉ

Essa mesma ligação com as flores e a feminilidade fez com que maio, além de mês das noivas, também fosse considerado o mês das mães e de Maria, despertando o instinto materno da futura esposa, visando a construção de um lar abençoado como o de Maria. Mas que fique claro hein gente, não consta nenhuma passagem bíblica citando o mês das noivas. A cerimônia tradicional do casamento se firmou entre os anos de 1534 e 1539, e a partir dessa data tornou-se um ato público, onde inúmeras pessoas eram convidadas para a celebração, contando com a presença de um representante da igreja para presidir a cerimônia.

casamento religioso, casamento na igreja

Foto: Jorge Sherer

igreja para casar, casar na igreja, decoração de igreja

Fonte: Google imagens

MESES QUERIDINHOS DAS NOIVAS BRASILEIRAS…

Embora maio tenha todo esse significado mágico e importante que é levado em consideração por noivas mais tradicionais, já tem um bom tempo que este mês tem caído para a terceira posição no ranking do melhor mês para se casar. ( Aliás já mencionamos aqui no blog quais os melhores meses para se casar, confira aqui.)

Entre a maioria das noivas brasileiras, dezembro tem sido o favorito na hora de dizerem o sim. E olha que isso é uma questão comprovada viu! Em 2015, o número de casamentos atingiu 17.420 no Estado de Mato Grosso do Sul, sendo só em dezembro 1847 uniões, conforme os dados do IBGE (2015). Além disso é um período mais fácil para reunir amigos e familiares por conta das férias e também do pagamento do 13º salário.

Como casamento combina com romantismo e romantismo combina com flores, claro que Setembro não poderia estar de fora da segunda opção das noivinhas.  Logo, por maio ser um mês mais introspectivo devido ao outono ser uma estação de renovação da natureza, o custo das flores acaba pesando um pouco mais no bolso e isso tem sido levado muito em consideração pelas noivas na hora de organizar o grande dia.

casamento na primavera, flores, primavera

Foto: Guia de Casamentos

FIQUE POR DENTRO…

Encontramos umas curiosidades: na Inglaterra, Junho é considerado o mês ideal por conta de uma tradição da Antiguidade. Junho é o mês de homenagear Juno, deusa das mulheres e dos casamentos. Já nos Estados Unidos, os americanos preferem dizer “sim” em fevereiro, por conta do Valentine’s Day. Lá é considerado o mês nacional dos casamentos.

Apesar de tentarmos encontrar tantas explicações, a gente sabe que o amor verdadeiro simplesmente acontece quando tem que acontecer. É como dizem: “o amor surge para os distraídos” rsrsrs… Então, desencane e faça ser o melhor dia da sua vida independentemente de qualquer mês!