9
ago

Missão madrinha! O que toda madrinha precisa saber

 

Para muitas pessoas, receber um convite para ser madrinha de casamento é uma verdadeira honra. Porém, a madrinha não é apenas aquela que sobe ao altar ao lado da noiva. Ela precisa estar disponível para auxiliar a noiva em vários momentos, tanto antes quanto durante à cerimônia.  Além disso, há ainda alguns cuidados a serem tomados, como a escolha do vestido, penteado e sapatos.

1. Organização dos chás que antecedem o casamento

A madrinha deve ajudar a noiva na organização dos eventos de descontração que irão ocorrer antes do casamento, como chá de lingerie, chá de cozinha ou chá-bar.
Muitas noivas podem pedir para que a madrinha cuide de quase tudo. Então, será necessário ir atrás de buffet, decoradores e definir outros detalhes sozinha ou com a ajuda de um cerimonial. Esteja preparada para colocar a mão na massa!

2. Escolha e prova do vestido

A madrinha também poderá auxiliar a noiva durante a escolha do vestido e participar das provas, para dar sugestões. O vestido ideal é aquele que respeita todas as medidas da noiva e a deixa bem confortável, sem prender os movimentos.
Lembre-se que como amiga íntima você deverá ser sincera, pois este é um dos momentos mais especiais para a noiva.

3. Organização do casamento

Ser madrinha não é apenas comparecer ao altar no dia da cerimônia, mas auxiliar a noiva em tudo  o que for possível. Pergunte ao casal o que você pode fazer para ajudar e se necessitam que você resolva alguma burocracia pendente.

4. Dar um presente especial

Converse com a noiva e veja se ela deseja algum presente que ela ainda não ganhou. Se a resposta for sim, ofereça para presenteá-la e procure pelo presente desejado. Você também poderá fazer uma surpresa, perguntando aos pais da noiva o que ela ainda não tem em seu enxoval ou kit de utilidades. Muitas vezes, o presente da madrinha é um item de decoração, como sofá, mesa, ou um eletrodoméstico, como máquina de lavar roupas, secadora, geladeira ou fogão. De todas as formas, é válido comunicar os noivos sobre seu desejo de presentear com um item desse porte e pedir opinião sobre qual marca e modelo comprar.

5. Auxiliar as outras madrinhas

Cabe à madrinha mais íntima auxiliar as outras madrinhas, por exemplo, muitas vezes, será necessário combinar cores dos vestidos, para que nenhuma repita cores – e para que formem uma bela composição no altar, evitando brigas e desentendimentos que possam surgir. Vale colocar a amizade pela noiva acima da vaidade de cada uma.

6. Tranquilizando a noiva

Uma madrinha deve saber lidar com conflitos e isso se refere a todo tipo de estresse a que a noiva estará sujeita, como também possíveis crises de ciúmes de outras amigas que se sentirem mal por não terem sido convidadas para ser madrinhas. Toda amiga verdadeira deve saber aceitar a escolha da noiva, mas muitas delas podem simplesmente não tolerar isso, portanto, a madrinha deve cuidar dessa situação para que isso não desestabilize o emocional da noiva;

7. Quem decide é a noiva

A palavra final sempre é a da noiva. Por mais que a noiva queira que a madrinha dê sugestões e opine em tudo, saiba que a palavra final sempre é dela, não deve-se tentar interpelar as decisões dela nem muito menos decidir por ela quando ela não estiver presente por algum motivo. O máximo que você vai conseguir com isso é criar um conflito desnecessário e talvez acabar com uma amizade de anos. Só faça isso se ela der o aval para que você o faça e mesmo assim pense duas vezes antes de aceitar para não ouvir acusações no futuro;

8. Surpreenda!

Toda noiva espera que a madrinha seja proativa, ou seja, uma madrinha não pode ficar parada esperando as coisas acontecerem, ela deve se antecipar aos problemas e ser o braço direito da noiva. Além disso, a noiva sempre espera que a madrinha programe alguma surpresa no dia do casamento, a não ser aquelas que detestam surpresas, mas a maioria ficaria muito feliz com um vídeo surpresa com cenas e fotos do casal ou outra homenagem

Todo esse apoio é importante para a noiva que estará uma pilha de nervos e nada como o suporte da madrinha nesse momento.

Bjos

Tay!