22
mar

Músicas para cerimônia de casamento

Entre tantas coisas a se pensar num casamento, as músicas são de grande importância. E não são apenas aquelas que vão agitar os convidados na pista, mas as que prometem também emocionar os noivos e convidados durante a cerimônia. Para ajudar nossos noivinhos, o Casei no Campo preparou uma seleção das músicas para casar que devem bombar em 2017, e algumas sugestões para quem não gosta de seguir tendências. Aperte o play e se divirta com o nosso post de hoje.

Olha, realmente escolher a música ideal não é uma tarefa fácil. São tantas opções que pode fazer você levar horas ou até dias buscando canções até tomar a decisão certa. Se pararmos pra pensar, uma cerimônia religiosa envolve vários momentos que merecem uma trilha sonora especifica, são eles:

  • Entrada do noivo;
  • Entrada do pai do noivo com a mãe da noiva;
  • Entrada dos padrinhos;
  • Entrada das floristas, daminhas e pajens;
  • Entrada da noiva;
  • Benção das alianças;
  • Cumprimentos e saída dos padrinhos;
  • Saída dos noivos.

Obs – O cortejo pode sofrer alterações  já que cada família possui suas particularidades.

Ufa…como dizia Roberto Carlos, são tantas emoções! Para ajudar você a se organizar neste quesito, separamos sugestões para cada um desses momentos. Vamos lá!

Entrada do noivo

Enquanto a entrada dos pais e dos padrinhos é trilhada por músicas mais tradicionais, a entrada do noivo….podemos dizer, que acaba ganhando notas mais personalizadas.

“Eles mudam bastante. Normalmente onde tem mais ousadia é na entrada do noivo” – disse Fernanda Satti diretora executiva da empresa Som do Céu.

As trilhas musicais de filmes são as maiores inspirações para eles. E se é pra fazer uma entrada com estilo, então que tal…

– Música Tema Game of Thrones

– Piratas do Caribe

– Star Wars

– Senhor dos Anéis

Outra opção que serve tanto para a entrada do noivo como da noiva é:

– Somewhere Only We Know – Keane

Entrada dos pais

Os pais, geralmente o pai do noivo e a mãe da noiva, entram juntos e aguardam pelos filhos lá no altar. Para essa entrada Fernanda Satti, orienta que a preferência do casal é por músicas mais tradicionais.

“Antigamente se via muitas músicas cantadas, hoje tenho percebido a preferência por canções instrumentais”. – Fernanda Satti

Entre elas estão:

– Como é grande o meu amor por você (Roberto Carlos)

– Canon in D

Entrada dos padrinhos

Aqueles amigos e familiares que possuem mais afinidade com os noivos, geralmente são convidados a estar ao lado deles, testemunhando este grande passo que resolveram dar juntos e por isso merecem uma homenagem personalizada. A recomendação da Fernanda é Amigos pela Fé e Amigo Estou aqui, tema do filme Toy Story, músicas pra quem gosta de manter o tradicionalismo. Com certeza não terá erro.

 – Amigos de Fé

– Amigo estou aqui

Outros clássicos:

– With a Little Help to my Frinds (The Beatles)

– I Don’t Want to Miss a Thing (Aerosmith)

Entrada das daminhas e pajens

Embora este seja o momento que arranca sorrisos e rendem muitos comentários, pode ser também motivo de muita apreensão, principalmente para as noivinhas. Porque nunca se sabe se a criança está num bom dia e se com aquele monte de gente olhando, ela vai conseguir cumprir sua missão que é a de chegar até ao altar. Por isso a Fernanda Satti diz que muitas noivas se preocupam em saber quais as músicas que as crianças gostam. Esta é uma forma de proporcionar uma entrada mais descontraída e relaxada para elas. Caso você ainda não saiba a preferência musical das suas daminhas e pajens, vejam estas opções que vão ajudar a deixar o momento ainda mais fofo.

– Aquarela – Toquinho

– Let it go (Tema Frozen)

– Aleluia (Sherek)

– Além do Arco-Íris – Luiza Possi

Entrada da Noiva

O grande momento que todos esperam e principalmente o noivo é ver a noiva entrar. E para essa entrada ser ainda mais marcante, algumas noivas acabam mesclando a marcha nupcial com músicas de sua preferência.

“95% das noivas sempre pedem a Clarinada da Rainha e/ou Marcha Nupcial, nem que seja só um pedacinho” –Fernanda Satti

– Clarinada da Rainha Elizabeth + Marcha Nupcial de Mendelssohn

Para complementar, as canções mais solicitadas são:

– Para Sonhar – Marcelo Jeneci

– Pra você guardei o amor – Nando Reis

– O nosso santo bateu – Matheus e Kauan

– Thousand Years – Christina Perri

Uma dica legal é ficar atenta as variações de como a mesma música pode ser tocada. Esta por exemplo, encontramos instrumentada ao som do piano:

 – Photograph – Ed Sheeran

Para noivas mais descoladas, os folks também são uma boa sugestão:

– Jake Howden – Lost Things

Bênção das alianças

“Esse é o momento do compromisso que elas costumam usar músicas mais religiosas” (Fernanda Satti)

Para selar esta união, as músicas possuem curta duração já que este é um momento rápido, embora seja de grande importância e também mereça uma boa trilha sonora.

– Ave Maria

– Deus confirmou – Aline Barros

– Oração do Amor (Arianne)

Cumprimentos e saída dos padrinhos

“Esse é o momento mais divertido da cerimônia, porque até a noiva entrar, fica uma tensão no ar. Depois que a noiva entra, ela fica mais divertida, mais leve… Então esse é um momento que os noivos costumam colocar até mais de uma música, que talvez não caberiam no início da cerimônia.” (Fernanda Satti)

– Duas metades – Jorge e Matheus

– Foi Deus – Edson e Hudson

A música Pra sonhar de Marcelo Jeneci escolhida para a entrada das noivas, também é uma boa opção para este momento. Encontramos uma versão de Trem Bala da Ana Vilela que pode casar muito bem para esta parte da cerimônia, assim como pode ser uma boa sugestão para a entrada das daminhas e pajens

– Trem Bala –Ana Vilela

Saída da igreja

Os noivos devem ter uma atenção especial na saída da igreja, pois é fundamental que a música represente a alegria de tudo que aconteceu ao longo da cerimônia e que sele de forma alegre a união do casal. Sem contar que é uma boa forma de os convidados já irem para a festa com alto-astral. Por isso, as músicas de encerramento (de preferência)devem ser pra cima e divertidas. Podem ser músicas fofinhas, mas devem transmitir alegria!

– Singular – Anavitória

– Coldplay – Viva La vida

– Wake me up – Avicii

– Counting Stars – OneRepublic

– Sugar – Maroon 5

– Happy – Pharrell Williams

– A hora é agora – Jorge e Mateus

Uau!! Quantas opções não é mesmo? O número de músicas que você vai precisar para trilhar sua cerimônia vai depender do número de padrinhos, mas é recomendado de 9 a 12 canções para garantir muita emoção, com o gosto e a cara dos noivos!

Espero ter ajudado vocês. Compartilhe nosso post e comente dizendo o que achou.

Tay