17
jul

Papel de parede adesivo – Novidades para decoração

O papel de parede que conhecemos surgiu na China, aproximadamente duzentos anos antes de Cristo, como elemento decorativo. Primeiramente, era produzido de forma bem rústica com papel de arroz, e era totalmente branco sem qualquer tipo de detalhe decorativo.

Mais tarde, ele passou a ser produzido com pergaminho vegetal, ganhando cores e desenhos decorativos feitos a mão. Posteriormente os motivos eram feitos com carimbos de madeira, que eram embebidos em tinta para imprimir os desenhos.

Papel de Parede Chinês

Papel de parede chinês mostrando um funeral.

Nos séculos XVI e XVII, a Europa passou a ter mais contato com a China, e o papel de parede chegou ao continente europeu pelas mãos de comerciantes árabes, que aprenderam com os chineses a sua produção.

A partir de então, passou a ser usado para decorar as paredes, janelas e portas, substituindo as telas e as tapeçarias, e as variedades de estampas, texturas e desenhos começaram a ficar mais variadas pelas mãos dos artesãos e artistas europeus.

No Brasil, o papel de parede apareceu devido à forte imigração europeia no final do século XIX. Porém, até 1930, a importação desse produto era pequena, em função dos altos custos, e só em 1960 com a modernização da indústria brasileira, se tornou-se um popular revestimento decorativo de paredes.

Papel de parede adesivo

Após anos sendo utilizado na decoração de interiores, o papel de parede convencional continua sendo muito requisitado por arquitetos, decoradores e clientes. Mas como todos os outros materiais, este também teve a sua evolução, com a criação do papel de parede adesivo (ou auto colante).

Uma das maiores vantagens desse material, é a aplicação, pois como o próprio nome já diz, ele é um adesivo, que pode ser aplicado facilmente sobre uma superfície lisa, sem precisar de cola ou outro material colante.

Segue abaixo um video do Canal do Youtube da Stick Decor, mostrando como é a aplicação desse material.

Outras vantagens:

  • Grande variedade de estampas e temas (incluindo impressões em 3D);
  • Por existirem opções resistentes a umidade, pode ser aplicado até em banheiros ou cozinhas;
  • Preços mais baixos do que o papel de parede convencional, e do que outros revestimentos.

Ambientes decorados com Papel de Parede adesivo

papel de parede adesivo

papel de parede adesivo

papel de parede adesivo

papel de parede adesivo

papel de parede adesivo

papel de parede adesivo

papel de parede adesivo

papel de parede adesivo

(Imagens não autorais)

E ae, gostaram da matéria de hoje? Uma ótima semana pra todos, e até semana que vem!

Victor