1
ago

Jardim Vertical – Ideias criativas e sustentáveis

Cultivar plantas em casa é algo que vai além da beleza ou da ornamentação, as plantas trazem boas energias, e cuidá-las ajuda no combate das tensões do trabalho e do dia-a-dia. Para aqueles que moram em casas ou apartamentos pequenos, sem quintal ou varandas grandes, um novo formato de jardim há algum tempo vem ganhando mais espaço nos projetos decorativos, o JARDIM VERTICAL.

Nesse post vou mostrar pra vocês, 04 ideias acessíveis a todos, que com criatividade, sustentabilidade e um pouquinho de suor, é possível sim construirmos nosso próprio jardim vertical. DIY – Do it yourself (faça você mesmo).

Inspirações de Jardim Vertical

01 – VASOS SUSPENSOS.

Para sacadas de apartamentos, janelas ou varandas, esse sistema é muito simples e fácil de fazer. Com um cabo ou corda, você irá prender passando por dentro do furo inferior três ou mais vasos de barro ou plástico, após isso você irá plantar a flor ou tempero à sua escolha, e pendurar com ganchos no teto ou na viga, formando uma cortina de vasos.

jardim sustentável

Foto: Casa e Jardim

02 – FIXADOS NA PAREDE.

Se você procura algo ainda mais simples e fácil de fazer, basta comprar vasos para fixar diretamente na parede. Esses modelos são apropriados para pendurar em uma superfície lisa e dispensam qualquer estrutura diferenciada. Eles possuem uma parte reta, que é fixada na parede, e vale até se inspirar nesta ideia de usar modelos coloridos e diferentes.

jardim vertical criativo

Foto: Casa e Construção

03 – FIXADOS EM PALETES OU CAIXOTES

A sustentabilidade e reaproveitamento de materiais é a proposta desse jardim. Feito com materiais reaproveitados como caixotes e paletes de madeira, você precisará de ferramentas especiais para executar essa ideia como: martelo, serrote, pregos, lixa e veriz. O ideal é buscar algum tutorial na internet de como fazer, ou chamar algum profissional para te auxiliar.

dica de jardim vertical

Foto: Casa e Construção

04 – COM GARRAFA PET

Essa é mais uma proposta sustentável. A ideia é reutilizar as garrafas plásticas como vasinhos para as plantas. A estrutura plástica foi cortada e os vasinhos foram feitos apenas com a parte de cima do pet. Para a estrutura de sustentação foi feita uma base de ferro que sustenta as garrafas e que foi pendurada em frente da janela, mas podem ser penduradas individualmente em ganchos fixados no teto.

jardim vertical sustentável

Foto: Doce Obra

Esses são apenas alguns dos muitos tipos de jardins verticais que podem ser feitos na sua casa, escritório ou onde mais desejar. Com bons materiais, inspiração e criatividade, você pode deixar sua casa mais bonita e muito mais verde!

Quer mais inspirações? Acesse o Instagram do Ideias e Reformas clicando >> AQUI <<